Quando procurar uma Psicoterapia?

Estar em sofrimento não é o único indicador de que você precisa procurar uma terapia, caso contrário, poderíamos pensar que todos os humanos precisam de tratamento. E isso eu não concordo. Viver implica uma dose de sofrimento e um mal estar a todos. E alguns conseguem lidar muito bem com essa dose. Outros não. Esses que não conseguem, tem muita dificuldade em procurar um tratamento e admitirem que precisam de ajuda para lidar com os conflitos do dia a dia.

Há diversas condições que podem levar uma pessoa buscar um profissional e isso não tem relação com a falta de “ocupação para a cabeça”, “frescura”, “coisa de louco”, “falta de religião na vida” ou “falta de força de vontade”. Admitir e procurar ajuda é um dos indícios de que a pessoa tem vontade de mudar algo que não lhe parece bem. Em nossa sociedade há um preconceito muito grande quando se recomenda procurar um psicólogo ou uma análise, porém esse preconceito pode estar relacionado ao desconhecimento de duas coisas:  do que se faz quando se faz uma terapia e das possibilidades de mudança que se pode criar ao dividir com alguém suas angústias, medos e pensamentos.

Em uma psicoterapia ou em uma análise a pessoa em sofrimento tem a possibilidade de construir novos caminhos para os velhos problemas, pensar em diferentes soluções, conseguir nomear o que lhe faz mal, reconstruir sua história e poder contá-la de uma maneira que lhe seja menos pesada e assim, construir o próprio destino.

 

Anúncios