Posicionamento sobre o casamento homossexual e as organizações familiares

image

A Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano divulga nota do seu posicionamento sobre os casamentos homossexuais e as organizações familiares.

“Os debates intensos na França e na Itália sobre a questão do casamento de homossexuais e de seus direitos à adoção são signos da constante evolução das sociedades no que diz respeito à organização social da família.
A partir de suas evoluções, cada sociedade define as normas relativas à organização social da família e da orientação sexual dos indivíduos.
O poder político, quando é chamado a legislar sobre esses temas, faz apelo àqueles considerados especialistas para essas questões.
Nessas ocasiões o psicanalista pode ser solicitado com o objetivo de esclarecer certas escolhas do legislador.
Se ele responder, não pode fazê-lo senão a título pessoal e ao seu próprio risco.
Ele não pode comprometer a Escola da qual é membro, seja qual for sua posição.
Efetivamente, a Psicanálise não defende nenhuma norma, seja ela social ou sexual, nem tampouco qualquer prática dita fora da norma. Ela considera que não podemos nos pronunciar a favor de uma forma de organização familiar sob pretexto de que essa seria superior a outra, nem contra uma orientação sexual de nenhum tipo.
A norma, e, portanto, dita normalidade, não é um critério que orienta a cura analítica, a qual acolhe sem um a priori qualquer sujeito que a solicita com o objetivo de encontrar uma solução a seu sofrimento, elucidando o tormento de seus sintomas.”

Anúncios